Muitos ouvem falar em trindade, trinitário ou trinitariano, mas poucos ouvem falar a respeito do que venha a ser, dentro do conceito religioso, um unitário ou unitariano, nem mesmo nos dicionários de nossa língua se encontra, ainda, uma definição no campo religioso para essa palavra, embora seu conceito seja extremante antigo e bíblico. Tal palavra traz um conceito diferente daquela no que tange a Divindade.

Entender o unitarianismo é bem simples, pois é pura assertiva do conceito de Deus revelado por ELE mesmo, de forma clara no Velho Testamento, como em Dt. 6.4 “Ouve Israel, Yahweh nosso Deus, Yahweh é um” e confirmado por Jesus de forma muito clara, em no mínimo dois momento. O primeiro é quando ele mesmo repete o Shemá (Dt. 6.4) em Mc. 12.29 “E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor”, a última frase do verso é, em grego, “ὁ θεὸς ἡμῶν κύριος εἷς ἐστιν,” que literalmente é “o SENHOR nosso Deus é um”; a segunda demostração de que quanto a Deidade o conceito permanece o mesmo é em Jo. 17.3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” e, também, seus seguidores no Novo Testamento confirmam isso “Visto que Deus é um só …” (Rm. 3.30 ) dentre outros versos. É, portanto, a aceitação passiva do único credo ensinado por Jesus. O unitarismo é apenas isso; crer em Deus como um e único1, não mais não menos. Podemos dizer que de Adão até o II século da era cristã todos os crentes em Deus eram unitarianos no sentido estrito da palavra2. Todos criam que Deus era um e único ser ou ente. Um único indivíduo, pessoa ou hipóstase: Todo-Poderoso; Onipresente, Onisciente, Eterno e etc. Ou seja, Deus é um ser pessoal individual e único em todos os sentidos.

Para um unitariano não existe uma pluralidade de pessoas em Deus. Embora se reconheça biblicamente a transcendência do SENHOR do Universo, ELE nunca se apresentou como sendo três pessoas em um único Divino, por isso tal ideia é rejeitada. Sempre que se pergunta a um personagem bíblico quantos Deus é, a resposta nunca será diferente de “UM” e, se também dentro da Bíblia, perguntarmos ao próprio Deus quantos ELE é, a resposta será a mesma: “UM”. Nunca em absolutamente lugar algum da Bíblia ELE se apresenta dizendo ser três pessoas.

Obs. 1) É importante perceber que a palavra “um” e “único” tem conotações diferentes quando são colocadas sob a perspectiva trinitária. Para um trinitarista “um” é tido como algo composto, como por exemplo a afirmação de que “Deus é uma substância” para dar margem a afirmação de que embora sendo “um” há nele três pessoas ou ele é três pessoas. De igual modo a palavra “único” se reveste desse sentido duplo: “único” na singularidade da existência da realidade substancial, mas composto relacionalmente por hipóstases ou pessoas. Mas esses novos conceitos não se encontram ensinados na Bíblia.